Pular para o conteúdo principal

IPIRANGA – Berço Esplêndido de um Povo Heróico


Está chegando a hora... Faltam poucos dias para o Carnaval/2017. A Escola de Samba Imperador do Ipiranga, sem dúvida alguma, a maior de nossa Região tem sua quadra na Avenida Carioca n. 99, na Vila Carioca e apresentará o enredo “Ipiranga – Berço Esplêndido de Um Povo Heróico” desfilando na passarela do Sambódromo do Anhembi no dia 26 de fevereiro, entre grandes escolas de samba do Grupo de Acesso.

PREÂMBULO - É claro que inicialmente é preciso citar que a direção do Carnaval/2017 da Escola de Samba Imperador do Ipiranga estará nas mãos do festejado Carnavalesco Xuxa, que possui um respeitável currículo sambístico, sendo digno de salientar que já conquistou o Vice-Campeonato do Carnaval de 2016 do Grupo Especial das escolas de samba de São Paulo. 

ENREDO – Da pasta que será entregue aos jurados constará detalhes históricos e marcantes do nosso bairro. Assim começa o enredo: Antes de 1822, o Ipiranga não era o berço tão esplêndido. Era uma paragem de tropeiros que saciavam a sede de seus cavalos, no “riacho” de águas barrentas e avermelhadas. "Y"= água ou rio e “Piranga”= vermelha, batismo dado pelos índios Guaianazes que habitavam nossa região.

RESUMO DAS ALAS - Dá para se notar que haverá uma  ala de índios Guaianazes( Comissão de Frente), assim como de tropeiros. É lógico que o enredo falará de Dom Pedro I na sua caminhada pelo Ipiranga para proclamar a Independência. O enredo e as alas Falarão da arquitetura do Museu, do Monumento da Independência, da importância para o bairro da cerâmica dos Irmãos Sacoman, do início do transporte com a chegada do bonde e da linha de trem São Paulo Railway, onde passa hoje pela Estação Tamanduateí, do Colégio Sagrada Família e da Madre Paulina, dos Jardins Franceses do Parque da Independência, a Árvore das Lágrimas lembrando a despedida dos soldados brasileiros que partiram para a Guerra do Paraguai, a queima do café em 1929 mundialmente comentada, o Museu de Zoologia e seu famoso diretor e compositor Paulo Vanzolini, o C.A.Ypiranga formador de renomados atletas, o primeiro “fusca” montado no Ipiranga, a Avenida Nazaré – a avenida das faculdades, a maior favela de São Paulo – Heliópolis, os nordestinos e, é claro, a Escola de Samba Imperador do Ipiranga.

MESTRE-SALA e PORTA-BANDEIRA – Três casais serão os mestres-sala e as porta-bandeiras.
O primeiro casal conduzirá o Pavilhão da Imperador e responderá pelas notas desse item. Nesse enredo representarão D.Pedro I e a Marquesa de Santos. O segundo casal levará o Pavilhão do enredo apresentando o Parque da Independência. O terceiro casal conduzirá o pavilhão e as cores da queima do café ocorrida em 1929 na Vila Carioca.

CARROS ALEGÓRICOS – Serão apresentados 4 enormes carros alegóricos. 
1 . O primeiro carro será o Abre-Alas com D.Pedro I a cavalo ladeado de 4 cavalos e atrás uma coroa de 8 metros de altura representando o monarca e o emblema da Imperador. Ao fundo aparece o Museu.
2. O segundo carro exibirá os Jardins Franceses, as fontes, as ruas de paralelepípedos e o bonde.
3. O terceiro carro terá o Monumento da Independência e mostrará o “eldorado de oportunidades” com a evolução do bairro, seu crescimento. Será destacado o “fusca” que foi o primeiro veículo montado no bairro.
4. O quarto carro mostrará o crescimento da Escola de Samba Imperador do Ipiranga dentro da samba de São Paulo. Conduzirá os componentes da Velha-Guarda assim como as crianças, futuro do samba.

DESTAQUES – Em todos os carros haverão destaques femininos e masculinos com magníficos e coloridos trajes.

DESTAQUES ESPECIAIS – Na frente da Escola de Samba Imperador do Ipiranga saudando o público do Sambódromo e apresentando a agremiação irão a Miss Ipiranga Marcela Marques e o fundador da Imperador Laerte Toporcov que é Embaixador do Samba de São Paulo. 

Matéria do colaborador Laerte Toporcov

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal Ipiranga - Janeiro 2020

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  Feliz ano novo! A primeira edição de 2020 do Jornal Ipiranga já está em circulação.  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira a retrospectiva de 2019 do Ipiranga; as ações no bairro; a programação das festividades do aniversário da cidade e muito mais! O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Janeiro 2020 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Dezembro 2019

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira as atualizações no cenário político; as ações no bairro; o roteiro de natal da cidade e muito mais!  O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Dezembro 2019 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Novembro 2019

A edição do mês de novembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Clique aqui e faça o download do jornal em PDF.  Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram : @jornalipiranga |  Facebook : Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Novembro 2019. from Elejota Editora