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CICLOVIA NA CAPITAL

Maior número da América Latina na Capital paulistana. Com uso? Qual região? Regiões acessíveis?

Embora muitos critiquem, o uso da bicicleta tem sido divulgado a tempos por outros países, razão essa que tem por destaque diversos pontos favoráveis na vida e cotidiano da sociedade, quais sejam:

1)   Qualidade de vida;

2) Momento de praticar um esporte;

3) Aumento de vida;

4)Diminuir poluição;

5) Objetivar qualidade do transporte público;

6) Menor número de veículos nas vias;

7) Menor número de congestionamento;

8) Diminuir número de acidentes de veículos;

9) Aumentar respeito pelo e atenção ao cidadão;

10) Diminuir número de débito na Secretaria da Fazenda, ou seja, condutor sem débito; 
entre outros.....

Vejam que foi do dia 31.12.2016 a foto abaixo e, a foto foi tirada na avenida paulista, região nobre de São Paulo, a mais utilizada por ciclistas para passeio.


Histórico disponibilizado em 31.12.2016 e fotografado por casal assíduo da ciclovia (foto autorizada)

Ciclistas em 31.12.2016: 965
Ciclistas no mês de dezembro: 46.854
Ciclistas no ano de 2016: 544.797


Ressalto que ainda vale uma potencialidade e foco da gestão em face das regiões onde foi implantada as ciclovias, quero dizer, é sabido que em São existe ciclofaixas em bairros sem qualquer possibilidade do uso da bicicleta. Exemplo a região do heliópolis, onde a maioria dos condutores de veículos automotores não desejam circular em hipótese alguma, pois o risco de assalto é absurdamente alarmante, imagine então passar com bicicleta? IMPOSSÍVEL!!!!! Nesse sentido, não adianta inserir ciclovias sem que haja transporte público suficiente e com estrutura para adentrar com bicicleta. O que não temos na Capital.

Ademais, as regiões que mais deveriam se socorrer da bicicleta, são as mais carentes, porém, existe a necessidade de em primeiro momento efetuar trabalho de desenvolvimento e conhecimento dos moradores quanto as mudanças de hábito em razão do uso da bike, incorrer o bairro deles com transporte público para que esse cidadão possa se submeter ao uso diante da distância de parada de ônibus até o estabelecimento onde exerce sua profissão.

Dentre esse fato acima, temos diversos outros importantes, sendo que o transporte público é o ante braço para o cidadão de classe baixa, e ainda na Capital é claríssimo a ausência de transporte público e, pior não termos transporte público com qualidade, nem suficiente para transportar o número de usuário necessário.

De todo destacado na matéria pela escritora, na matéria publicada na Folha de São Paulo de 15.01.2017, abaixo link , guardado respeito as citações pela profissional, enfatizo a necessidade entre os profissionais da área de trânsito afim de que não fiquemos acalmados com esse número e frase: “São Paulo é a cidade com mais ciclovias da América Latina”  

Fonte de matéria publicada na Folha de São Paulo à respeito da ciclovia em S.P.


Temos ainda números alarmantes de acidentes de trânsito com vítimas, o qual envolve o desrespeito aos ciclistas, por isso, de fato seria uma vitória a Capital com esse número, todavia, que desse número tivéssemos as CICLOVIAS em uso, sociedade se submetendo ao uso, e estatisticamente demonstrado que através do uso, muitos adeptos observaram a mudança na vida, qualidade no dia a dia, o que por outra lado observamos que na Capital, com qualquer queda de chuva, incorremos em congestionamento de veículos automotores, que o transporte público diariamente está com super lotação, o que não permite aos usuários ida e volta do trabalho com tempo suficiente para uma leitura antes de durmir, ou ainda treino.

Esclarecendo o alegado, essa matéria é afim de nova visão aos que acompanham as matérias de trânsito, que divulgam números e estatísticas, ou seja, que tenhamos números positivos, mas desses sejam e fato para uso e gozo disponibilizado pela legislação de trânsito.

Todavia, esclareço que me sinto feliz em saber que já alcançamos essa grande quilometragem de ciclovias, mas, necessário se faz um estudo aprofundando com profissionais da área, envolvendo engenheiro, prefeitura, assistente social da região, marketing e publicidade para não só divulgarmos a extensão de CICLOVIAS, e sim divulgarmos que temos a maior a extensão com uso, se possível uso pelos mais carentes.



Mércia Gomes  - Especialista em Gestão e Direito do Trânsito
www.transitodireito.com

Rua Lord Cockrane, 217 – Ipiranga – S.P.
Tel. 11 – 5051 -6004
linkedin: Mercia Gomes


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