Pular para o conteúdo principal

Consumir no próprio bairro também é SUSTENTABILIDADE






Crescimento econômico, avanços científicos e progresso formam o trio que define desenvolvimento sustentável. Sendo assim, nós – pessoas, governos e empresas – através de ações, garantiremos o futuro de novas gerações em nosso planeta. Uma vez que nossas cidades carecem de um Plano Diretor que viabilize o crescimento de maneira sustentável, cabe a nós moradores preservar ou melhorar nosso dia a dia. Se o transporte público é ineficiente; as áreas verdes não garantem um nível de poluição desejável e as ciclovias praticamente inexistem, dentre outras deficiências, podemos fazer valer os 3 Rs da Sustentabilidade: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. São ações práticas que reduzem gastos, economizam tempo e dinheiro e protegem o meio ambiente.

O consumo é sustentável pelo conjunto de práticas que envolvem a aquisição de produtos e serviços. Se precisamos comprar algo ou apenas queremos passear, vale a pena deixar o carro na garagem (o bolso, o solo e o ar agradecem) e sair pelo bairro. E o nosso Ipiranga é lindo, com ruas largas, arborizadas e comércio amplo, com lojas de grifes e produtos diferenciados para todos os gostos. Além, é claro, do exercício físico que favorece uma vida mais saudável, deixamos de enfrentar congestionamento no transito, consumo de combustível e gasto exorbitante com estacionamento. Portanto, só temos a ganhar com uma atitude mais sustentável.

Sugestões domésticas que equilibram economia e desenvolvimento:


  • Reciclar: Separar o lixo reciclável (plástico, metal, vidro, papel) do lixo orgânico gera renda e emprego para pessoas que trabalham com reciclagem e alivia o Meio Ambiente.
  • Descartar: Equipamentos eletrônicos, pilhas e baterias em locais apropriados para que o material tenha o destino correto.
  • Reduzir: Não desperdiçar água, tomar banhos curtos, não lavar calçada, fechar a torneira quando escovar dentes, não deixar que ocorra vazamentos, etc.
  • Economizar energia: apagar lâmpadas em cômodos desocupados, usar chuveiro elétrico de forma moderada, usar luz natural, optar por aparelhos de baixo consumo de energia.
  • Reutilizar: uma roupa rasgada pode ser costurada, transformada em outra peça ou doada. Um móvel quebrado pode ser consertado ou doado, ao invés de ir para o lixo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal Ipiranga - Janeiro 2020

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  Feliz ano novo! A primeira edição de 2020 do Jornal Ipiranga já está em circulação.  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira a retrospectiva de 2019 do Ipiranga; as ações no bairro; a programação das festividades do aniversário da cidade e muito mais! O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Janeiro 2020 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Dezembro 2019

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira as atualizações no cenário político; as ações no bairro; o roteiro de natal da cidade e muito mais!  O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Dezembro 2019 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Novembro 2019

A edição do mês de novembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Clique aqui e faça o download do jornal em PDF.  Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram : @jornalipiranga |  Facebook : Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Novembro 2019. from Elejota Editora