Pular para o conteúdo principal

VIRADA CULTURAL 2013

Entre os dias 18 e 19 de maio, o SESC, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, realiza a VIRADA CULTURAL em diversas unidades da capital. Serão 24 horas ininterruptas de atividades culturais e artísticas.

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS

Instalações


Festa da Santa Muerte
Os habitantes do México da era pré-hispânica já manifestavam uma reverência à morte (e aos mortos), por meio de cultos específicos. Algumas dessas manifestações mantém-se nos dias de hoje, como o Dia dos Mortos ou Dia de Los Muertos, considerado como Patrimônio da Humanidade, tem um significado mais profundo do que o peculiar gosto pela morte: é uma celebração do povo mexicano ante sua identidade cultural e a memória herdada de seus antepassados. Permeada pela alegria, a festa parte da crença que nos dias 1 e 2 de novembro, os mortos regressam às suas casas para visitar seus familiares e desfrutar sua companhia. Há música, vigílias e oferendas e é comum que crianças pequenas também participem das homenagens. O evento sincrético traz elementos como o uso de esqueletos para lembrar aos vivos sua mortalidade. A figura de Santa Muerte faz parte dessas manifestações e é geralmente representada como uma figura esquelética vestida com um manto que carrega um ou mais objetos, normalmente uma gadanha e um globo.A instalação do artista e cenógrafo Jefferson Duarte traz referências da comemoração tradicional mexicana revisitada pela cultura pop contemporânea, distribuída em estações para visitação como as “Lápides famosas”, “Beber o morto”,“Espaço de Los muertos”, “Convidados do além” e “Altar Santa Muerte”.Quintal, Quiosque, Praça. Vermelha e Galpão.


Livre para todos os públicos. Grátis.
18/05, 19/05. Sábado das 18h às 0h; domingo, das 10h às 18h.

Mar de Águas-Vivas
“Águas-vivas. Lindas, translúcidas, maravilhosas. Bailam com seus tentáculos, silenciosas, em mares misteriosos. Águas vivas, maliciosas, traiçoeiras. Atraem vidas ingênuas e inocentes para um inexorável destino: Fogo e Morte!” O poema traduz para o universo sensível a instalação concebida por Ruy Bento Vidal e Wagner Ambrosio que é composta por uma tela azul tensionada que representa o mar. Sobre a tela, sete infláveis suspensos e iluminados são adereçados como águas-vivas. Além de título e símbolo da obra literária existencialista homônima de Clarice Lispector, a água-viva, no campo da biologia, revoluciona os conceitos sobre a vida e a morte. Segundo pesquisas recentes, as águas-vivas não vivem mais que seis meses. No entanto, a espécie Turritopsis dohrnii é capaz de rejuvenescer indefinidamente ao renovar as próprias células ou seja, é essencialmente imortal. Essa espécie consegue evoluir ao contrário, como uma borboleta que retorna ao estágio de larva e assim, não morre de causas naturais apenas se for atacada por algum predador. Docas.


Livre para todos os públicos. Grátis.
De 18/05 a 31/05. Sábado, das 18h às 23h; domingo, das 10h às 18h.(Virada Cultural). Terça a sexta, das 8h às 21h30; sábados, das 10h às 21h30; domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Monumento Mínimo
De Nele Azevedo. Num instante preciso, e sob determinado ângulo e iluminação, os monumentos mínimos de Nele Azevedo podem aparecer como fantasmas, vultos translúcidos que o nosso olhar identifica, mas atravessa. No entanto, no momento imediatamente anterior, ou seguinte, ou naquele mesmo segundo, só que de outro ponto de vista, eles podem parecer figuras inteiramente brancas e opacas, subtraídas à concretude do fundo –anti-matéria resistente à porosidade do mundo. O Fragmento de texto de Guilherme Wisnik sobre as instalações da artista traduzem o impacto que as pequenas estatuetas de gelo provocam no espectador. As mudanças nas formas durante o lento derretimento conduzem a uma reflexão profunda e poética sobre a duração da vida, a identidade individual e nossa trajetória coletiva, como seres efêmeros, desejosos de imortalidade. Entrada da unidade.


Livre para todos os públicos. Grátis.
18/05. Sábado, das 20h30 às 21h30.


Oficinas

Efeitos Especiais em Maquiagem
Truques e dicas para a criação de efeitos e simulações de cortes e feridas. Aproveite a oficina para preparar sua caracterização para a Virada Cultural 2013. Coordenação: Nilce Watace Borges. 20 vagas por turma. Grátis com retirada de ingressos 1 hora antes. Menores de 7 anos acompanhados do responsável. Galpão.


Livre para todos os públicos. Grátis.
18/05, 19/05. Sábado, às 19h e 21h30. Domingo, às 13h e 15h.

Natureza Morta - Montando Vanitas
Oficina que aborda o tema “Vanitas” , tipo de obra de arte simbólica associada com a pintura de natureza morta do norte da Europa e dos Países Baixos, nos séculos XVI e XVII, e que pode ser compreendida como uma alusão à insignificância da vida terrena e à efemeridade da vaidade, de forma interativa e lúdica. Serão disponibilizados objetos próprios da composição “Vanitas” e da natureza morta para que os participantes possam montar a própria cena, registrá-la e refletir sobre a história do gênero. Orientação técnicos do Sesc. Deck.


Livre para todos os públicos. Grátis.
18/05. Sábado, das 19h às 21h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal Ipiranga - Janeiro 2020

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  Feliz ano novo! A primeira edição de 2020 do Jornal Ipiranga já está em circulação.  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira a retrospectiva de 2019 do Ipiranga; as ações no bairro; a programação das festividades do aniversário da cidade e muito mais! O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Janeiro 2020 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Novembro 2019

A edição do mês de novembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Clique aqui e faça o download do jornal em PDF.  Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram : @jornalipiranga |  Facebook : Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Novembro 2019. from Elejota Editora