Pular para o conteúdo principal

Probióticos e Prebióticos


“ Probiótico é um suplemento alimentar microbiano vivo que afeta de forma benéfica o hospedeiro através de melhoria do balanço microbiano intestinal.” ( Füller, 1989)

O conceito de próbioticos é bem antigo, cerca de mais de 100 anos, mas seu efeito terapêutico, é atual, bem como seu conhecimento científico. A própria palavra probiótico, significa “ para a vida”.

Temos em nosso intestino mais bactérias que células em nosso corpo todo, e o metabolismo desses microorganismos envolve uma intensa atividade bioquímica, com repercussões sobre a saúde e a doença. Um balanço adequado entre bactérias boas e nocivas, é ponto chave para a promoção da saúde e prevenção das doenças.

Os probióticos mais conhecidos: Lactobacillus acidophilus, Bifidobacterium bifidus, Lactobacillus casei, Saccharomyces entre outros.

Funções da microbiota intestinal saudável:




“ Prebióticos são açúcares naturais ou sintéticos que são indigeríveis no intestino humano e que são usados por certas bactérias colônicas (especialmente bifidobactérias), como uma fonte de carbonos para seu crescimento e metabolismo.” Gibson GR, Roberfroide M, 1995. Os prebióticos então, são os alimentos dos probióticos, mediante sua presença, os probióticos conseguem se afixar nas mucosas intestinais, se alimentar, se reproduzirem e realizar todas as suas funções.

São prebióticos: FOS( fruto oligossacarídeos), inulina e galactooligossacarídeos - presentes nos alimentos:
Inulina – alho porró, alho, aspargos, cebola, chicória e trigo; FOS – banana, cevada, mel, centeio, tomate
Concluindo, uma alimentação rica em prebióticos, colabora para o bom funcionamento e manutenção da saúde, otimizando as funções dos probióticos em nosso organismo.

Alimentos comercializados ricos em probióticos, como iogurtes, leite fermentados, apresentam biodisponíveis os microorganismos, porém, com asalterações de temperatura de transporte e refrigeração, não se pode precisar a quantidade de probióticos sobreviventes dentro das embalagens comercializadas.

Ref. Biblograficas : CARREIRO, Denise Madi, Alimentação, problema e solução para Doenças Crônicas – 1º edição- São Paulo, SP; Paschoal, Valeria, Suplementação Funcional Magistral:
dos nutrientes aos compostos bioativo/ Valeria Paschoal, Natalia Marques, Patricia Brimberg, Simone Diniz – São Paulo: Valeria Paschoal Editora Ltda., 2008



Fonte: Pavonutri – Consultoria em Nutrição
Contato: 2062 2258
WWW.pavonutri.com.br









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jornal Ipiranga - Janeiro 2020

A edição do mês de dezembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  Feliz ano novo! A primeira edição de 2020 do Jornal Ipiranga já está em circulação.  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Confira a retrospectiva de 2019 do Ipiranga; as ações no bairro; a programação das festividades do aniversário da cidade e muito mais! O JORNAL IPIRANGA é distribuído nos principais pontos do Ipiranga e região! Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram :  @jornalipiranga  |  Facebook :  Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Janeiro 2020 from Elejota Editora

Jornal Ipiranga - Novembro 2019

A edição do mês de novembro  do Jornal Ipiranga está disponível!  No JORNAL IPIRANGA, você encontra as principais informações da cidade e o que de melhor acontece na região. Clique aqui e faça o download do jornal em PDF.  Acompanhe nossas Redes Sociais: Instagram : @jornalipiranga |  Facebook : Jornal Ipiranga Para mais informações, entre em contato: 11 2548.4965. Jornal Ipiranga - Novembro 2019. from Elejota Editora